quinta-feira, 28 de junho de 2012

Catarata também atinge crianças

Doença geralmente associada ao envelhecimento, à catarata, lesão ocular que provoca a opacidade parcial ou total do cristalino (a lente natural do olho), também atinge crianças.
Geralmente, elas o contraem por meio de alguma infecção da mãe – proveniente de problemas como rubéola (a mais comum), toxoplasmose, infecções intrauterinas, citomegalovírus e sífilis. A catarata congênita, uma das principais causas da cegueira infantil, exige tratamento imediato para evitar a perda da visão.
A doença pode ser diagnosticada no pré-natal ou por ocasião do nascimento através do exame do olhinho, obrigatório por lei em todas as maternidades brasileiras. Além de se manifestar no nascimento, a catarata também pode acometer crianças mais velhas, devido a traumas oculares, inflamações dentro do olho (uveítes) e o uso inapropriado de medicamentos corticoides.
Apesar de silenciosa, a catarata infantil tem sintomas que podem ser percebidos tanto pela criança quanto pelos pais ou professores. O principal deles é a leucocoria ou reflexo pupilar branco. Outros sinais são: estrabismo, nistagmo (situação em que o olho apresenta movimentos não coordenados em diversas direções) e microftalmia (olho de tamanho menor que o normal). No caso de suspeita, submeter à criança a uma avaliação médica é importante.
fonte: Diário do Grande ABC