Exames

Acuidade Visual a laser

Este exame é recomendado para pacientes que em decorrência de algum trauma ocular ou opacidade de meios (ex: catarata), não obtém boa visão ao exame de refração mesmo depois do tratamento indicado. O exame objetiva avaliar a capacidade de visão do paciente, por meio da utilização de uma tabela que é projetada no fundo do olho. Sua indicação é requisitada na maioria das vezes nos casos pré-operatórios de cirurgia de catarata.

Biometria

A Biometria é utilizada com o objetivo de medir a profundidade da estrutura ocular através da ultrassom. Tem utilização na medida, cáculo do implante (lente) intraocular, nas cirurgias de cataratas. Também é usado em outros diagnósticos diferenciais. É um exame indolor mas é necessário à cooperação do paciente.

Campimetria Computadorizada

Este tipo de exame torna possível testar a percepção visual, detectar a profundidade de defeitos na visão. A Campimetria é indicada, junto a outros exames, para a obtenção de diagnósticos de Glaucoma, também podendo ser utilizada para diagnosticar patologias neurológicas.

Curva tensional diária

Este exame consiste em medidas aleatórias em diferentes horários da pressão intra ocular servindo como meio de diagnostico de alguns tipos de glaucoma bem como para o seguimento da doença.

Exame de refração

Este exame visa detectar qual a melhor correção óptica e o tipo de óculos mais indicado para cada pessoa.

Gonioscopia

A gonioscopia é utilizada para pacientes com diagnostico e suspeita de glaucoma, alguns tumores de íris e corpo cilar, cistos de íris, processos inflamatórios, hemorrágicos e traumáticos. Este exame visa à observação direta das estruturas que compõem o ângulo da câmara anterior e feito através de uma lente espelhada.

Mapeamento de retina

Este exame permite a observação de todas as estruturas que compõem o fundo de olho como nervo óptico, retina, vasos e mácula. Para sua realização é necessária a dilatação das pupilas. É um exame indispensável na maioria das consultas, pois ele demonstra como a retina está, membrana situada no fundo do olho.

Paquimetria

A paquimetria mede a espessura da córnea sendo importante no diagnostico e seguimento de algumas doenças como glaucoma, distrofias corneanas e edemas de córnea. Este tipo de exame é essencial para a realização das cirurgias refrativas a fim de determinar a segurança do procedimento.

Retinografia

A Retinografia possibilita registrar fotograficamente o fundo do olho revelando suas alterações. Ela é indicada em casos de retinopatias diabética e hipertensiva, em alterações vasculares, maculares e de nervo óptico.

Teste Ortóptico

Neste teste é possível verificar o alinhamento ou desvio ocular, identificando possíveis alterações da musculatura responsável pelo movimento dos olhos.

Tonometria

A Tonometria permite medir a pressão intra-ocular, por meio de um instrumento chamado tonometro.

Topografia Computadorizada

Na Topografia é possível verificar irregularidades da superfície ocular sendo importante para analisar a curvatura corneana. Este exame é importante para portadores de doenças de córnea como ceratocone bem como no diagnostico e seguimento de cirurgias oculares.

Ultra-Sonografia Ocular

Este exame permite verificar estruturas internas e Peri oculares por meio de um transdutor. Geralmente sua realização é feita nas suspeitas de alterações retinianas e vítreas, nos traumas pré operatório de catarata.